GEORGE PEIXOTO
G.Peixoto é um ilhéu nascido e criado no centro de Florianópolis, a capital catarinense. O artista é da bela e cheia de cores Ilha de Santa Catarina, mas suas criações, partindo dela, alcançaram outras paragens, adquiridas por admiradores de vários países. Autodidata, bem cedo demonstrou sua vocação para o desenho. No colégio e na universidade, já participava da criação de peças gráficas, jornais e materiais gráficos para os eventos escolares e universitários. Começava, paralelamente, sua atividade em pintura e participava de coletivas de artes plásticas.
Durante 45 anos, trabalhou como layout man, diretor de arte e diretor de criação em agências de propaganda de seu estado. Ali, exercitou diariamente seu talento na criação de campanhas publicitárias: criou anúncios, identidades visuais (marcas e logotipos), além de peças gráficas (folhetos, revistas, catálogos, posters, relatórios de diretoria etc) para grandes empresas de Santa Catarina. O trabalho nas artes plásticas também seguia com ele, mesmo durante os anos em que atuou na propaganda. Mas foi ao aposentar-se do meio publicitário, em 2008, que se entregou, com todo o vigor, ao mundo de suas criações artísticas, com exposições individuais e coletivas.
Hoje é um artista plástico ainda mais reconhecido, em plena atividade. Produziu, nos últimos anos, mais de duas centenas de obras, inspiradas em mandalas multicoloridas, com cores vibrantes - sua predileção pelas cores fortes é característica - e de diversas formas, assim como nos grandes da música, que mereceram retratos especiais. Jim Morrison, Jimi Hendrix e outros ganharam rostos multicoloridos com o traço e a técnica de pintura de G.Peixoto. O artista também possui séries de obras abstratas, de rostos – em uma exposição intitulada “Caras & Cores” - e inspiradas em detalhes. Nos últimos tempos, vem trabalhando também com desenhos em preto e branco feitos à mão, que leva depois para o computador e colore, sempre dentro de sua proposta de cores, com o uso da computação gráfica.
Adriane Canan